21.8.12

Ib: the game

Créditos pela descoberta à Mono Kawaii
"Uma jovem garota chamada Ib visita uma galeria de arte com seus pais.
Ao observar as muitas exposições, ela de repente percebe que ela está sozinha.
E em sua busca para os outros, ela encontra coisas erradas na galeria ..."

Detalhes
Ib (pronuncia-se "EEB", semelhante ao "Eve") é um jogo de aventura do freeware horror por Kouri feito em RPG Maker 2000.
O jogo é focado em exploração e resolução de quebra-cabeças.
Não existem batalhas, e não exige reflexos rápidos.
Ele foi projetado para ser acessível a todos os tipos de jogadores, então divirta-se



Sobre
O jogo consiste na exploração do ambiente tendo como o objetivo principal o entendimento e a resolução de puzzles. O ambiente, por sua vez, é um lugar claustrofóbico e misterioso; o que te deixa receoso e ansioso à cada passo dado.
O jogo ainda conta com uma belíssima trilha sonora (desenvolvida especialmente para ele) que só dobra o efeito que o cenário nos causa.
Com o tempo, você acaba encontrando pistas sobre o local e o porquê de tudo aquilo estar acontecendo; porém você deve correr para encontrar uma saída, assim, Ib, Garry e Mary poderão sair daquele mundo perigoso e distorcido.

Gostou? Clique Aqui para fazer o Download!
[clique em leia mais para mais detalhes e screenshots]

A Galeria

Inicialmente, é apresentado como um lugar pequeno (apenas dois andares com alguns corredores interligados) mas, assim que você realmente começa o jogo, a galeria se revela ser um lugar maior e cheio de passagens secretas e labirintos.
Os criadores do jogo estão de parabéns pelos inúmeros detalhes; assim como numa galeria de verdade, todas as obras tem datas (todas por volta do ano 6200) e um breve resumo (algumas podem até ser abertas em um tamanho maior), livros podem ser lidos e investigados, senhas perfeitamente escondidas... Enfim, o resultado final faz com que você se sinta na pele da personagem, se sinta dentro do jogo.


Personagens
Eve (Ib)
Ib
A personagem principal do jogo, com cerca de 9 anos, se perde na galeria “amaldiçoada”. Demonstrando certa timidez, ela normalmente só fala quando perguntam algo (e essa resposta em geral é escolhida pelo jogador). 
Carrega junto consigo um pequeno lencinho, presente de aniversario, com seu nome bordado. 
Graças à enorme variação de ideogramas da língua japonesa (lembrando que o jogo original é japonês e foi traduzido para o inglês), a garota ainda não conhece algumas palavras, o que faz com que, constantemente, os textos não sejam totalmente compreendidos.
Garry
Garry
o primeiro companheiro que você encontra na galeria. Um homem com cerca de 17 a 19 anos (dependendo da fonte, até um pouco mais).
Com quase o dobro do tamanho da personagem principal, e muito mais covarde, ele age de certo modo como um protetor para a garota. Ajuda-a a entender os textos, alem de empurrar coisas pesadas.
É afeminado, e demonstra um carinho especial por Ib (apesar das fanarts demonstrando-os em um relacionamento amoroso, acredita-se que eles sejam mais como irmãos).
Em certas áreas, ele tem uma visão um pouco diferente das coisas que compõem o cenário.
Mary (Ib)
Mary
Uma pequena garota loira que você encontra em outra parte da galeria.
Animada e ligada a Ib (aparenta ter a mesma idade da personagem principal) ela parece conhecer parte da galeria.
Ela esconde um pequeno segredo, muito importante para a história do jogo.

Rosas
Os três personagens carregam com eles, cada um, uma rosa. Vermelha para Ib, azul para Garry e amarela para Mary, as rosas são a medida de vida dos personagens. Você não pode atacar no jogo, a solução é correr desesperadamente para proteger as pétalas da sua flor das garras dos seres que vão persegui-lo. 
Nos corredores, você acha diversas vezes vasos marrons (podem ser usados apenas uma vez antes de secar, só tem uma ocasião que você pode usá-lo mais de uma vez) e azuis (ilimitados), que restauram totalmente sua energia. 
Inimigos

Manequins: esculturas humanoides sem cabeça, todas elas apresentam forma feminina, trajando vestidos. A obra, na galeria, é chamada de 'Morte do Individual'.
Cabeças: uma cabeça branca de manequim, sem cabelo, e de olhos abertos, muito mais presente no jogo como um obstaculo do que um inimigo.
Lady: quadros de belas mulheres, representadas em verde, vermelho, azul e amarelo. Um inimigo constante e chato, que corre (e muito) algumas vezes.
Bonecas: bonecas de pele azulada e olhos vermelhos, com vestidos de varias cores e cabelos negros, são talvez os inimigos menos perigosos e mais horripilantes durante o jogo. O por que disso? Descubra quando os sinos tocarem...

Screenshots



2 comentários:

  1. Ouvi dizer que tem um lugar secreto, algo parecido com um quarto de um rei, com uma coroa. Inclusive vi um cenario na pesquisa que fiz no google. Hj eu não acho mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa joga o jogo 2 vezes seguidas,na 2 vez o Garry não precisa está vivo (mas recomendo ele vai ser último na sala da cama negra), quando você matar a Marry é estive indo para a galeria vai aparece uma escada, o Garry vai dizer para você não descer mas você desse, depois disso vai começar o "nível" sala secreta, aonde tem muitos outros desafios (bem complicados), depois de você resolver todos eles você vai para a "verdadeira exposição de Queterna" (se você olhar todas as imagem elas vai está lá)

      Excluir

Comente o que quiser sobre o post ou sobre o blog, mas atenção às regras:

-Comentários só com "seguindo, segue por favor" e/ou "aceita parceria/afiliação" ou qualquer coisa do gênero não serão considerados;
-Xingamentos, palavrões, ofensas ou qualquer tipo de agressão comigo, com o blog ou com os demais nekos estão proibidos!
-Desafios/tags/memes são aceitos, assim como sugestões de posts

(◡﹏◡) (⊙﹏⊙) (◕﹏◕) (◕‿◕) (◡‿◡) (◡︿◡) (´◡ω◡`)
(´◕ω◕`) (´⊙ω⊙`) (´◠ω◠`) (◠ω◠) (●ω●) (●︿●)
ಥ⌣ಥ ಠ_ಠ ( ̄。 ̄)~zzz (″・ิ_・ิ)っ ♪(*ノ・ω・)ノ♫ ∑(゜Д゜;) (ノ◕ヮ◕)ノ
(╯°□°)╯︵ ┻━┻ (ノಠ益ಠ)ノ彡┻━┻
┬──┬ ノ( ゜-゜ノ)